segunda-feira, 27 de agosto de 2012

GUERRA FRIA E TERROR ATÔMICO

Apresentação de slide usada na aula sobre guerra fria.

domingo, 19 de agosto de 2012

Questões sobre a Revolução Cubana


1. (Fuvest 2009)  Dentre as Revoluções ocorridas na América Latina, no século XX, duas sobressaem: a Mexicana de 1910 e a Cubana de 1959. Pode-se afirmar que o traço distintivo da primeira é seu caráter camponês e o da segunda, seu caráter socialista.
Explique o significado desses traços distintivos em relação à:
a) Revolução Mexicana.
b) Revolução Cubana.

2. (Ufg 2001)  Entre a Declaração Truman (1947) e o desmantelamento do regime socialista na URSS (1991), o mundo viveu sob o signo da Guerra Fria. Numa avaliação posterior, a Guerra Fria surge como uma "paz regulada", que propiciava, em última instância, o equilíbrio. Assim sendo, era positiva para as potências, pois estas não precisavam assumir um confronto direto; antes, o evitavam. Mas está claro que a Guerra Fria gerou, para os que a vivenciaram, a sensação de ameaça real e constante.
Com base nessas informações, analise os desdobramentos da Revolução Cubana (1959) "no contexto da Guerra Fria."

3- Marque V (verdadeiro) ou F (falso)
a- (  ) A Revolução Cubana já nasceu dirigida por militantes vinculados aos partidos comunistas da Europa oriental e aos interesses estratégicos da URSS na América Latina e no Caribe.
b- (  ) Vitoriosa em 1959, a Revolução Cubana, comandada por Fidel Castro, assumiu, em 1961, o caráter socialista de inspiração marxista e aprofundou os processos de coletivização de terras, nacionalização de empresas e monopolização do poder político.

4- Com o fim da Guerra Hispano-Americana, a condição da retirada militar americana de Cuba foi a aprovação da Emenda Platt, uma emenda à Constituição cubana que determinou as relações cubano-americanas de 1901 a 1934. 
a) Qual era o conteúdo da Emenda Platt?
b) Qual era a política norte-americana para a América Latina que estava evidenciada na Emenda Platt?
c) Como a Revolução Cubana de 1959 contestou a política norte-americana do pós-guerra para a América Latina?

5- O continente americano tornava-se palco do conflito entre as superpotências. A Revolução de Cuba foi um divisor de águas e marcou o ingresso pleno da América Latina no cenário da Guerra Fria. [...] A partir de então, os Estados Unidos optaram pela intervenção direta (além da informal) na política dos países do subcontinente, visando a preservar sua hegemonia econômica e militar. Para tanto, contaram com aliados internos que se dispuseram a salvaguardar o “mundo livre”. (LOPEZ, 2008, p. 792).
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a Guerra Fria, indique duas situações —  uma de caráter ideológico e  outra de caráter econômico — em que os Estados Unidos exerceram influência decisiva na política brasileira durante o período da ditadura dos governos militares.

6- (Ueg 2010)  Na década de 1960, as Américas foram sacudidas por um verdadeiro furacão: a Revolução Cubana. Iniciada em 1959, devastou as estruturas políticas até então existentes. Figuras como Fidel Castro, Camilo Cienfuegos e Che Guevara tornaram-se ícones da juventude do período e foram “imitados” por jovens de todo o mundo que buscavam contestar os regimes políticos e o poder tradicional.
Tendo isso em conta,
a) cite duas causas que expliquem a Revolução Cubana;
b) analise as relações entre o governo de Jânio Quadros e os líderes cubanos no período.

7- Tomando por base o comportamento do eleitorado no último pleito e o número de sufrágios até agora obtidos pelos srs. Juscelino e Jango, veremos que os dois pretendentes terão, no máximo, 33% dos votos depositados nas urnas do dia 3, em todo o País. (...) Há, no entanto, outra circunstância que compromete seriamente a situação eleitoral dos dois candidatos - e é que eles só atingiram aquela porcentagem porque receberam os votos proclamados, ostensivos, negociados do Partido Comunista. (...) Parece-nos que o Estado-Maior considera o Partido Comunista uma organização perigosa e subversiva ligada ao movimento internacional revolucionário dirigido pela União Soviética.  (OLIVEIRA, Rafael Corrêa de. "O Estado de São Paulo", 11/10/55.  Apud CARONE, Edgard. "A Quarta República" (1945-7964).  São Paulo: Difei, 1980.)
Isso é o que não nos podem perdoar; que aqui, sob seu nariz, façamos uma revolução socialista. (Declaração de Fidel Castro em 16 de abril de 1961.  Apud THOMAS, H. "Cuba, Ia lucha por Ia libertad". Barcelona: Edições Grijalbo, 1974.)
A década de 50 caracterizou-se, na América Latina, pelo crescimento do anticomunismo entre os setores políticos conservadores e entre parcela considerável dos militares, clima que se aprofundou com a declaração de Fidel Castro citada acima. No Brasil, a posse de Juscelino Kubitschek já fora contestado por um tipo de reação que muitas vezes identificava posturas nacionalistas ou reformistas com o comunismo.
a) Relacione o cenário internacional à conjuntura política brasileira na década de 1950, marcado pelos antagonismos entre nacionalistas/reformistas e conservadores/ anticomunistas.
b) Identifique duas características da estrutura econômica vigente em Cuba, antes da Revolução de 1959, combatidas pelos revolucionários de Fidel Castro.

8- Um aspecto fundamental da Guerra Fria (com o fim da Segunda Guerra Mundial em 1945) foi a reorganização das alianças internacionais e o recrudescimento das relações entre nações que pouco tempo antes estavam aliadas. De um lado estava a União Soviética, parte significativa da Europa Oriental e a China (após 1949), e do outro lado, a Europa Ocidental com o apoio explícito dos Estados Unidos, Canadá e os governos dos países da America Latina. Assim, a Guerra Fria representou uma busca permanente pelo equilíbrio de poder entre as duas potências globais. Mesmo que a disputa nunca tenha resultado em um conflito bélico direto entre os Estados Unidos e a União Soviética, em outros continentes como a África, a Ásia, a América Latina e no Caribe, a Guerra Fria foi marcada por conflitos armados prolongados, passando a se incorporar à geopolítica das lutas anticoloniais e de libertação nacional.
a) Identifique dois países asiáticos com os quais os Estados Unidos estiveram envolvidos diretamente em conflitos militares depois de 1945.
b) Cite três países africanos de língua portuguesa que iniciaram processos de libertação nacional na década de 1960.
c) Explique as razões apresentadas pelos Estados Unidos para a invasão da Baía dos Porcos (Cuba), em abril de 1961.